Vila da Serra - +55 31 2342-0700 Varginha - +55 35 3222-2752
Seg à Sex, de 08:00 às 18:00 – Sáb de 08:00 às 12:00

Razões para a mulher grávida comer chocolate

Data da publicação: 19/10/2015

Existem muitos motivos para a mulher grávida comer chocolate e isso acontece porque esses mimos deliciosos podem ajudar a melhorar algumas condições das mulheres grávidas impedindo certas complicações, incluindo a pré-eclampsia. De acordo com estudos, o chocolate pode não apenas aliviar os níveis de estresse mas também deixar os bebês mais felizes.

A regra geral é que quanto mais escuro for o chocolate, quanto maior o teor de cacau e menores os de açúcar e gordura, melhor. Tanto para as mulheres grávidas quanto para qualquer pessoa.

 

O chocolate ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia

A pré-eclâmpsia é uma entre as muitas causas do parto prematuro que tira a vida de muitos bebês. Esta condição é observada em mulheres grávidas e costuma ser associada a pressão arterial elevada. Quando a pressão arterial de uma mulher grávida sobe, isso pode causar convulsões, levar a coagulação do sangue, e danos no fígado. Em alguns casos, a pré-eclâmpsia também pode também provoca falha no funcionamento dos rins.

De acordo com os relatórios do Annals of Epidemiology, o teor de teobromina no chocolate pode ajudar a prevenir esta condição. Também existe uma pesquisa da Universidade de Yale que estudou os hábitos alimentares de 2.500 mulheres e conclui que as mulheres grávidas que comem chocolate regularmente são 50% menos propensas a sofrer de pré-eclâmpsia durante a gravidez.

 

Chocolate ajuda a regular a pressão arterial

O cacau que é usado para fazer o chocolate contém teobromina, que ajuda a regular a pressão arterial das mulheres grávidas. Este componente do chocolate pode ajudar a manter a pressão arterial, auxiliando na dilatação dos vasos sanguíneos.

 

O chocolate deixa os bebês felizes

Pesquisadores na Finlândia afirmam que o chocolate pode afetar o comportamento dos bebês. Os relatórios de revista New Scientist informam que as mulheres grávidas que se deliciam com chocolate são mais propensas a dar à luz a bebês mais animados e felizes. Essa pesquisa foi realizada com 300 mulheres grávidas e os pesquisadores também observaram outras diferenças entre as mulheres que comiam chocolate durante a gravidez para aliviar o estresse e aquelas que não comiam.

As mães que comeram chocolate durante a gravidez tiveram bebês mais animados e felizes, e os bebês responderam melhor a novas situações, em comparação com os bebês das mulheres que não comeram o chocolate durante a gravidez. Este resultado está diretamente ligado a alguns elementos que fazem parte do chocolate, mais precisamente a feniletilamina que se acredita ser transmitida de mãe para filho ainda no útero.

 

Chocolate na Gravidez

 

Chocolate tem antioxidantes

O chocolate é rico em flavonoides, que contém antioxidantes poderosos. As mulheres grávidas podem se beneficiar das propriedades antioxidante dos flavonóides, especificamente no fortalecimento da imunidade e na ajuda ao sistema cardiovascular.

 

Chocolate tem ferro, magnésio e outros nutrientes

As mulheres podem beneficiar dos nutrientes do chocolate durante a gravidez. O magnésio, por exemplo, é conhecido por ajudar no metabolismo de ácidos graxos.

 

Chocolate ajuda a prevenir doenças cardíacas

A capacidade do chocolate para prevenir doenças cardíacas pode ser atribuída as suas propriedades antioxidantes.

 

Chocolate ajuda a reduzir o peso e o colesterol

As mulheres grávidas precisam optar pelo chocolate com baixo teor de gordura e açúcar. Chocolate escuro, com maior teor de cacau, se consumido moderadamente, pode ajudar as mulheres grávidas na redução do colesterol.

 

Chocolate alivia o stress

Sim, o chocolate pode confortar e melhorar o humor das mulheres grávidas, mas cuidado, qualquer coisa em excesso pode ser mais prejudicial do que benéfica, por isso o chocolate deve ser consumido com moderação.

 


O artigo “Razões para a mulher grávida comer chocolate” foi originalmente publicado no Diretório de Artigos Tudo do Mundo.