Digite sua busca

BH – Informações Gerais

Localização

Belo Horizonte, no coração do Brasil
(isso mesmo, o coração é do lado esquerdo)

Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, e a terceira maior cidade do Brasil. Localizada na região Sudeste, a cidade é cercada por montanhas da Serra do Curral, que servem como pano de fundo natural, bem como uma referência histórica.

Além das vantagens naturais e da facilidade de acesso aéreo e rodoviário, a capital de Minas Gerais se destaca por seus tesouros arquitetônicos, pela forte vocação do comércio e serviços e sua rica produção artística e cultural.

Bem-vindo à Cidade Modelo da Área Ambiental.

Como chegar em BH

É fácil chegar aqui, mas você não vai querer ir embora!

Acesso pelas rodovias

São Paulo: BR 381 (Rodovia Fernão Dias), passando pela região Sul de Minas (cidades: Extrema, Pouso Alegre, Itajubá, Varginha).

Rio de Janeiro: BR 040, passando por Petrópolis (RJ), Juiz de Fora (MG), Barbacena (MG) e Conselheiro Lafaiete (MG).

Espírito Santo: BR 262, entrando em Minas pela cidade de Manhuaçu.

Goiás e Distrito Federal: BR 040, passando pelas cidades mineiras de Paracatu, João Pinheiro, Três Marias e Sete Lagoas.

Aeroporto

Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Aeroporto de Confins)

Clima

O clima de Belo Horizonte é agradável durante todo o ano. A temperatura varia de 16 a 31°, sendo a média de 21°. O inverno é relativamente seco, mas muito agradável devido à altitude, que fornece um frescor no ar e, geralmente, dias de sol durante toda a estação. O verão é um pouco quente e chuvoso. A cidade tem a proteção da Serra do Curral, uma cadeia de montanhas que barra os ventos mais fortes. A umidade relativa é de, aproximadamente, 65% e a precipitação média anual é de 1.600mm, com maior frequência a partir de outubro a março.

O clima de Belo Horizonte pode ser classificado como tropical de altitude. A classificação climática de Köppen da região é clima tropical de savana e faz fronteira com um clima subtropical úmido (tropical em altitudes elevadas, úmido/quente no verão e um inverno seco/frio). Como uma cidade localizada no hemisfério Sul, a primavera de Belo Horizonte começa em setembro, o verão em dezembro, seu outono em março e seu inverno em junho.

Apesar de inter-sazonais, as diferenças entre elas não são tão evidentes. Como BH está em um local de clima temperado, muitas pessoas acreditam que, como em boa parte do Brasil, há apenas duas temporadas (uma quente e úmida de outubro a março, e uma mais fria e seca de abril a setembro). O contraste mais acentuado é entre a primavera/verão e o outono/inverno.

Em termos gerais, Belo Horizonte, por causa de suas características únicas, tem um clima muito agradável durante todo o ano, devido à sua posição geográfica privilegiada e por uma altitude de 853 metros. BH também tem uma melhor qualidade de ar do que a maioria das grandes cidades brasileiras.

 

Divulgação: Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte