Uma das causas de infertilidade é a obstrução tubária, problema que pode estar relacionado a uma infecção nas trompas provocada por doença sexualmente transmissível (DST). Com isto, o uso e a exigência do uso de preservativo servem para reduzir as possibilidades de desenvolvimento desta complicação que chega a responder por 40% das causas de infertilidade feminina.
Além do mais, como se sabe, a prática do sexo seguro reduz significativamente a transmissão do HIV. Portanto, nosso conselho é de manter relação sexual sempre com o uso de preservativo, quando não houver o desejo de gravidez.
Texto revisado por:

Dr.Marco Melo / CRMMG 30246
Médico ginecologista. Membro da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana-FEBRASGO, Mestre e Doutor em Ginecologia e Obstetrícia pela UFMG, Pós-doutor pelo Instituto Universitário-IVI, Universidade de Valência (Espanha), Especialização em Biologia Molecular da Implantação Embrionária pelo FIVIER (Espanha), Master em Ginecologia Endócrina e Reprodução Humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha), Editor da Revista Cadernos de Medicina, Membro da Câmara Técnica de Reprodução Humana do CRM-MG. CRMMG 30246
> Currículo Lattes