Vila da Serra - +55 31 2342-0700 / 31 99569-9150 Varginha - +55 35 3222-2752
Seg à Sex, de 08:00 às 18:00 – Sáb de 08:00 às 12:00

Ultrassonografia para contagem de folículos antrais

Data da publicação: 18/08/2021

As mulheres nascem com todos os óvulos já dentro de seus ovários-a reserva ovariana. A cada mês, a partir da puberdade, há um consumo de óvulos que ocorre, independentemente de ocorrer ou não a ovulação. Os folículos, que são recrutados (chamados) para a ovulação, desenvolvem-se e crescem, podendo ser identificados pelo ultrassom- folículos estes conhecidos como folículos antrais. Com o aprimoramento dos aparelhos de ultrassonografia, conseguimos identificar tais folículos e a sua contagem é uma ferramenta fundamental para determinarmos a capacidade de resposta dos ovários à estimulação ovariana. Cada vez mais, o exame de ultrassonografia para contagem de folículos antrais tem-se tornado importante para investigar a mulher candidata a ser submetida a um tratamento de reprodução assistida.

Algumas pessoas acreditam que esta contagem seja uma ferramenta para medir a reserva ovariana e isto não está correto. Ele deve ser muito mais utilizado para se estimar o potencial de resposta dos ovários aos hormônios empregados na estimulação ovariana, passo fundamental para a realização de todos os tratamentos de reprodução assistida.

No artigo de hoje, você vai saber mais sobre o que são os folículos antrais, para o que serve a contagem, quando ela é indicada e como ela influencia na fertilização in vitro.

folículos antrais

O que são os folículos antrais?

Nos ovários, existem os folículos, que são considerados as estruturas fundamentais, que não só produzem os hormônios femininos, mas também contêm os óvulos ou oócitos, gametas necessários para que seja possível a gestação. Os folículos antrais são um estágio mais avançado destes folículos. Estágio no qual estes folículos já conseguem responder aos hormônios reguladores da ovulação. Desta forma, são eles que podem se desenvolver e chegar à ovulação.

Durante um ciclo menstrual ocorre a ovulação, onde um óvulo maduro é liberado de um folículo. Embora vários folículos comecem a se desenvolver a cada ciclo, normalmente apenas um óvulo é liberado.

Após a ovulação, o folículo se transforma em um corpo lúteo, estrutura que será fundamental no início da gestação, até que se forme a placenta.

Para o que serve a contagem de folículos antrais?

A contagem de folículos antrais é um estudo de ultrassonografia transvaginal, realizado na fase inicial de seu ciclo menstrual, no qual seu médico conta visualmente o número de folículos contendo óvulos que estão se desenvolvendo em ambos os ovários. Você terá uma visão clara de seus folículos em imagens projetadas em uma tela na sala de exame.

Quando a contagem é indicada?

Uma contagem do folículo antral é feita por meio de ultrassom transvaginal, geralmente entre os dias 2 e 5 do ciclo. O teste pode ser feito como parte de uma avaliação de fertilidade ou pode ser solicitado antes de um ciclo de tratamento de fertilidade.

Durante esse teste, o técnico de ultrassom olha para cada ovário e conta o número de folículos medindo entre 2 e 10 mm. Seu médico pode solicitar este teste para:

  • Suspeitar de insuficiência ovariana ou baixa reserva ovariana
  • Ajudar a diagnosticar a síndrome do ovário policístico
  • Avaliar potencial de resposta dos ovários, durante uma estimulação ovariana

Como a contagem influencia na Fertilização In Vitro?

Quanto maior o número de folículos visíveis na ultrassonografia, maior será a capacidade de resposta dos ovários aos hormônios utilizados para a estimulação ovariana.

Desta forma, a contagem de folículos antrais é de importância não somente para que o médico especialista em reprodução humana tenha uma capacidade de avaliar a resposta ovariana à estimulação, mas também consiga calcular e ajustar a dose da medicação necessária ao tratamento- quanto maior o número de folículos antrais, menor a dose de medicamentos para a estimulação ovariana. Pacientes com risco de desenvolvimento de hiperestímulo ovariano- complicação do tratamento na qual os ovários produzem muitos folículos/ óvulos, por causa dos hormônios estimulantes- poderão não só alertadas para o risco, como também medidas de prevenção poderão ser empregadas pelo médico a fim de se evitar este importante efeito indesejado do tratamento.

Folículos necessários para um ciclo de fertilização in vitro

Durante o tratamento de fertilização in vitro, um médico especialista irá estimular seus ovários a maturar vários folículos ovarianos. Qualquer coisa entre 8 e 15 é considerada uma quantidade de folículos aceitável.

Durante a retirada do óvulo, o médico irá aspirar todos os folículos com uma agulha guiada por ultrassom. Cada folículo não contém necessariamente um óvulo de qualidade. Portanto, não se surpreenda se o número de óvulos recuperados for menor do que o número de folículos de tamanho saudável que disseram que você tinha.

  • Um número alto ou muito alto de folículos antrais indica que os ovários provavelmente responderão bem à estimulação ovariana, aumentando suas chances de gravidez.
  • Uma contagem de folículos antrais na faixa baixa a média pode indicar o declínio da reserva ovariana. Embora a resposta aos medicamentos de estimulação ovariana seja menos previsível, uma boa resposta é possível ou mesmo provável.

Concluindo

Se você estiver passando por um tratamento de fertilidade, seu médico pode monitorar o desenvolvimento folicular por meio de ultrassom. Durante esses ultrassons, o número de folículos em desenvolvimento será contado. Eles também serão medidos.

Embora a contagem de folículos antrais seja um indicador valioso da capacidade de resposta ovariana aos medicamentos estimulantes, um número baixo não significa necessariamente que você não poderá ter um filho, por isso, em caso de dúvidas consulte seu médico.

As informações aqui contidas têm caráter meramente informativo. Para estabelecer o melhor plano de tratamento para você, um especialista da Clínica Vilara examinará muitos fatores como parte de sua avaliação completa de fertilidade.  Para iniciar sua avaliação abrangente de fertilidade, entre em contato conosco para agendar uma consulta.

Diante deste novo cenário que estamos vivendo, a Clínica Vilara está oferecendo aos pacientes uma nova possibilidade para a realização de consultas online conhecida como Telemedicina.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como este, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog e também de curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.



Texto revisado por:

Dr.Marco Melo / CRMMG 30246

Médico ginecologista. Membro da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana-FEBRASGO, Mestre e Doutor em Ginecologia e Obstetrícia pela UFMG, Pós-doutor pelo Instituto Universitário-IVI, Universidade de Valência (Espanha), Especialização em Biologia Molecular da Implantação Embrionária pelo FIVIER (Espanha), Master em Ginecologia Endócrina e Reprodução Humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha), Editor da Revista Cadernos de Medicina, Membro da Câmara Técnica de Reprodução Humana do CRM-MG. CRMMG 30246

> Currículo Lattes