Dicas Para Lidar Com a Ansiedade Para Engravidar

Postado na categoria Notícias em e atualizado em 19/05/2022

Pessoas que sonham em gerar uma vida muitas vezes se deparam com obstáculos ao longo do percurso. Em alguns casos, a corrida contra o tempo, em virtude do relógio biológico, é a maior vilã, gerando aquela indesejada ansiedade para engravidar.

Mas não é só o fator idade que influencia nessa situação. É muito comum que casais, em idade fértil e sexualmente ativos, sejam surpreendidos pela dificuldade de conceber. Naturalmente, a circunstância faz aumentar a inquietação por saber qual é a fonte do problema.

E até que se descubra a causa ou as causas da infertilidade, a ansiedade para engravidar se estabelece, podendo piorar ainda mais o quadro e prejudicar as tentativas. Portanto, a saúde emocional é um ponto importante para quem deseja engravidar.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira este artigo que preparamos para você!

Como lidar com a ansiedade para engravidar

As tentativas de gestação sem sucesso desencadeiam uma série de emoções e sentimentos: incerteza, frustração, baixa autoestima, ansiedade, entre outros. De fato, é uma situação que abala o emocional dos casais tentantes, principalmente quando somada à pressão externa de familiares e amigos que esperam também pelo resultado positivo.

E a cada nova tentativa, essas sensações parecem aumentar, ocasionando em um círculo vicioso. Isso acontece tanto com casais que tentam engravidar naturalmente quanto com aqueles que estão em tratamento de fertilidade.

Nesses casos, a recomendação profissional é que os pacientes mudem o foco de seus corpos e mentes, que no momento está centrado apenas na concepção de um filho. Estas são algumas dicas para lidar melhor com a ansiedade para engravidar:

1. Praticar atividades físicas

Movimentar o corpo é uma ótima solução para o controle da ansiedade, já que os exercícios estimulam a produção de hormônios que promovem o bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Além disso, ajuda a manter a saúde e as funções orgânicas em dia.

2. Fazer atividades relaxantes

É possível encontrar o equilíbrio entre corpo e mente. Você pode praticar exercícios como ioga ou optar por ocupações que lhe deem prazer, como a leitura, meditação, jardinagem, artes, etc.

3. Conversar sempre com o médico

Procure um especialista que possa te acompanhar durante o processo de investida na gestação. Qualquer alteração ou novidade percebida nesse período deve ser comunicada ao médico, a fim de que ele possa analisar o caso continuamente e traçar as melhores estratégias.

4. Fazer terapia para lidar com a ansiedade para engravidar

Mais uma vez, aqui entra o equilíbrio entre corpo e mente. Ninguém precisa dar conta de tudo sozinho, portanto, o amparo de um profissional em psicologia é indispensável no controle das emoções. Em alguns casos, também pode ser necessário o tratamento psiquiátrico por meio de medicamentos.

5. Compartilhar a experiência

Esteja em contato com pessoas que estão em situações semelhantes. Assim, saberá que não está sozinho e terá acolhimento de quem te entende.

Qual é o peso da ansiedade para engravidar em casais tentantes?

Você sabia que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos casais em idade reprodutiva sofrem de infertilidade? Além disso, as chances de engravidar naturalmente são de aproximadamente 18% a 20% a cada ciclo menstrual.

Esses dados demonstram que a gravidez espontânea não é tão fácil quanto parece, por isso, muitos casais buscam por tratamentos reprodutivos. Diante de um primeiro resultado negativo na Fertilização in Vitro (FIV) ou Inseminação Artificial, é comum que a angústia aumente, o que pode levar à desistência do tratamento.

Além do mais, seja a infertilidade na mulher ou infertilidade em homens, a cobrança social impacta o casal tentante que já está emocionalmente abalado. Esse desgaste na saúde emocional pode atrapalhar a concepção e, inclusive, prejudicar a relação do casal.

Quais são os efeitos da ansiedade no corpo humano?

O estresse, um dos agentes causadores da ansiedade, interfere nos processos hormonais do corpo humano. No caso das mulheres, ele pode prejudicar a função dos ovários, resultando na dificuldade para conceber devido ao possível desequilíbrio hormonal.

Aliás, tanto para as mulheres quanto para os homens, o estresse e a ansiedade podem chegar a diminuir ou inibir a libido. Resultado disso é a redução de práticas sexuais entre o casal tentante.

Como o estresse se relaciona à anovulação?

A falta de ovulação (anovulação) nas mulheres tem diversas causas possíveis, a exemplo da falência ovariana prematura ou da síndrome dos ovários policísticos. Quanto ao estado emocional, não há evidências de uma relação direta entre estresse e anovulação.

O que pode acontecer é uma situação de estresse físico capaz de provocar perda excessiva de peso, baixo percentual de gordura corporal, os quais têm relação com a dificuldade para ovular.

Tempo médio para engravidar

Pessoas que tentam a gravidez devem atentar-se a muitos aspectos ligados à saúde física geral, reprodutiva e emocional. Uma das formas de evitar ou diminuir a ansiedade para engravidar é por informações próprias da medicina reprodutiva.

Nesse sentido, é fundamental entender que existe um tempo médio para que a gestação natural aconteça. Veja bem:

  • Para mulheres de até 35 anos, o tempo de tentativas é de 12 meses. Durante essa fase, o casal deve manter relações sexuais sem uso de contraceptivos e tendo conhecimento sobre o período fértil da mulher.
  • Para mulheres a partir de 36 anos, o tempo se reduz para 6 meses, já que sua fertilidade natural também é menor em função da queda mais acentuada da reserva ovariana.

Em ambos os casos, é recomendado procurar um especialista em reprodução humana para investigar as motivações da infertilidade e buscar soluções viáveis para o casal.

A importância da saúde emocional

Tendo em vista que a procriação é um grande evento na vida de uma pessoa ou casal, seja qual for o meio que a possibilite, é de suma importância que a saúde emocional esteja em dia.

Sendo assim, aprender a lidar com as emoções pode ajudar a obter o resultado esperado. E, ainda, promove mais bem-estar e um estilo de vida equilibrado e saudável em vários aspectos.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a melhorar a ansiedade para engravidar. Para mais dicas como esta e conteúdos ligados à reprodução assistida, faça uma visita ao nosso site e siga-nos nas redes sociais.