Ultrassonografia para contagem de folículos antrais

Postado na categoria Vilara em e atualizado em 18/02/2022

Um casal que deseja engravidar por métodos tradicionais ou por meio de tratamentos de reprodução assistida deve passar por testes de fertilidade, e a ultrassonografia para contagem de folículos antrais é um dos melhores testes atuais disponíveis.

A ultrassonografia é fundamental para mostrar quantos óvulos uma mulher tem em determinado momento, bem como a qualidade dos mesmos, a fim de que um médico especialista em técnicas de reprodução humana possa indicar e prosseguir com um tratamento.

Neste artigo, você vai entender o que são os folículos antrais, para o que servem, quando a contagem é indicada e como este exame influencia na Fertilização In Vitro.

O que são folículos antrais?

Um folículo antral (em repouso) é um pequeno saco cheio de líquido que contém um óvulo imaturo. Os folículos podem ser vistos, medidos e contados nos  primeiros dias do ciclo menstrual, usando ultrassom, sendo que o número de folículos antrais pode variar de mês para mês.

Leia também: Ciclo menstrual e a reprodução humana

É impossível saber a quantidade de folículos existentes nos ovários porque eles são pequenos demais para serem visualizados. No entanto, quando um folículo atinge um determinado estágio, ele pode ser visto por ultrassom.

Em um ciclo menstrual normal, um número variável de ovócitos começa a se desenvolver e pode ser visto como pequenos cistos de 2 a 10 milímetros na ultrassonografia ginecológica.

Então, conforme o ciclo avança, geralmente por volta do 8º dia, um destes folículos se destaca, atingindo cerca de 18-20 milímetros, no momento da ovulação. Enquanto se desenvolve, o folículo produz o estradiol, que por sua vez faz com que o endométrio no útero cresça e se prepare para a gestação.

Para o que serve a contagem de folículos antrais?

O exame de contagem de folículos antrais é um estudo feito por meio de ultrassonografia transvaginal para avaliar a capacidade de resposta ovariana aos medicamentos utilizados durante a estimulação dos ovários, durante um tratamento de reprodução assistida.

Ao contrário dos homens, que produzem esperma de forma contínua, as mulheres nascem com uma reserva de óvulos que é consumida com o passar do tempo

Por exemplo, quando uma menina atinge a puberdade, seus óvulos são liberados mensalmente e quando a mulher atinge a menopausa, seu suprimento de óvulos se esgota.

Quando a contagem é indicada?

Em geral, a melhor época para avaliá-los é entre o 2º e o 4º dia de sangramento menstrual, embora também possam ser avaliados na segunda metade do ciclo sem perder o poder preditivo para a avaliação da reserva ovariana da mulher.

Tal como acontece com a reserva ovariana, o número de folículos antrais está correlacionado com a idade, e o que consideramos normal depende de cada paciente. 

Em uma mulher com menos de 35 anos, devemos ver pelo menos 10 folículos antrais entre os dois ovários. Abaixo de 5 a 7 é considerada baixa reserva ovariana.

Chamamos reserva ovariana, os óvulos disponíveis em um determinado momento no ovário da mulher, que podem variar ao longo do tempo, uma vez que os óvulos são produzidos na vida fetal e não se regeneram novamente após o nascimento, de modo que são consumidos progressivamente até a menopausa.

Qual a influência da contagem na Fertilização In Vitro?

A contagem de folículos antrais é uma importante ferramenta utilizada para se avaliar a capacidade de resposta ovariana frente o uso de medicamentos para a estimulação ovariana para os tratamentos de fertilização in vitro.

Quando um número médio a alto de folículos antrais (oito ou mais) são visíveis no ultrassom, os especialistas em fertilidade esperam conseguir recuperar um bom número de óvulos e as taxas de gravidez são maiores do que a média.

Se poucos folículos antrais aparecerem, uma resposta mais fraca é esperada e o ciclo de Fertilização In Vitro pode ser cancelado para tentar obter melhores resultados no mês seguinte.

Quando há apenas alguns folículos antrais visíveis, há muito menos óvulos remanescentes em comparação com quando há mais antrais. Conforme as mulheres envelhecem, elas têm menos óvulos (folículos primordiais) restantes e têm menos folículos antrais.

A contagem de folículos antrais é um bom indicador do número de folículos maduros que seremos capazes de estimular nos ovários da mulher quando dermos medicamentos FSH injetáveis ​​que são usados ​​para fertilização in vitro. O número de ovos recuperados se correlaciona com as taxas de sucesso de fertilização in vitro.

  • Quando há um número médio (ou alto) de folículos antrais, tendemos a obter uma resposta “boa” com muitos folículos maduros. Tendemos a obter um bom número de ovos na recuperação nesses casos. As taxas de gravidez são superiores à média.
  • Quando há poucos folículos antrais, tendemos a obter uma resposta insatisfatória com poucos folículos maduros. O cancelamento de um ciclo de fertilização in vitro é muito mais comum quando há uma contagem antral baixa. As taxas de gravidez são mais baixas em geral neste grupo. A redução nas taxas de sucesso é mais pronunciada em mulheres com mais de 35 anos.
  • Quando o número de folículos antrais é intermediário, a resposta não é tão previsível. Na maioria dos casos, a resposta é intermediária. No entanto, também podemos ter uma resposta baixa ou boa quando as contagens antrais são intermediárias. As taxas de gravidez são muito boas em geral neste grupo.

Concluindo

O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Vilara e tem caráter meramente informativo. Para tratamentos e diagnóstico correto, bem como outras dúvidas, consulte seu médico.

Entendemos que a estimulação ovariana e exames podem ser cansativos para os pacientes. Por isso, examinamos o processo do início ao fim, fazendo melhorias que facilitam a vida dos pacientes, maximizando as chances de um ciclo bem-sucedido.

Para obter o melhor atendimento de Fertilização In Vitro é fundamental escolher uma clínica de reprodução humana de confiança, e diante deste novo cenário que estamos vivendo, a Clínica Vilara está oferecendo aos pacientes uma nova possibilidade para a realização de consultas online conhecida como Telemedicina.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos como este, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog e também de seguir nossas redes sociais, como nossa página no Facebook e o nosso perfil no Instagram.