Laparoscopia Ginecológica: O que devo saber sobre esse procedimento?

Postado na categoria Sem categoria em e atualizado em 16/12/2022

Durante os últimos anos, a laparoscopia ginecológica evoluiu de um procedimento de cirurgia convencional limitado, usado apenas para diagnóstico e ligaduras de trompas, para uma importante ferramenta usada para uma variedade de indicações. Hoje, ela é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns realizados em muitas partes do mundo.

Assim, entre muitos procedimentos ginecológicos, como a remoção de uma gravidez ectópica, tratamento da endometriose, cistectomia ovariana, a laparoscopia tornou-se o tratamento de escolha. Em comparação com a laparotomia, que é invasiva, a laparoscopia é mais segura, menos dispendiosa, com um tempo de recuperação mais curto.

Mas vamos conferir de perto como é essa cirurgia?

O que é a cirurgia de laparoscopia ginecológica?

A cirurgia ginecológica laparoscópica é uma abordagem minimamente invasiva. Isso significa que ela permite operar sem fazer grandes incisões. 

Nela, um tubo bem fino e iluminado com uma câmera na ponta, conhecido como laparoscópio, é inserido no abdômen por meio de uma pequena incisão. A câmera, por sua vez, envia imagens do interior do corpo para um monitor de TV. Com isso, a pessoa que conduz a cirurgia pode operar os órgãos pélvicos de modo assertivo e seguro.

Para quais casos a laparoscopia é indicada?

A cirurgia laparoscópica pode ser usada para tratar uma variedade de doenças ginecológicas que anteriormente exigiam grandes operações, incluindo: 

  • Miomas; 
  • Cistos ovarianos; 
  • Esterilização;
  • Problemas pélvicos; 
  • Incontinência urinária;
  • Histerectomia vaginal.

Ela também comumente usada na:

  • Gastroenterologia – tratamento de problemas que afetam o sistema digestivo;
  • Urologia – tratamento de condições que afetam o sistema urinário.

Como é a recuperação da laparoscopia ginecológica?

O processo de recuperação da laparoscopia ginecológica varia dependendo do tipo de anestesia que ela teve. A paciente será observada de perto, bem como sua pressão arterial, pulso e respiração. Se tudo estiver estável, ela pode ser mandada para casa em pouco tempo.

Praticamente, não há muito desconforto no pós-operatório. Muitas vezes, a pessoa pode ir para casa no mesmo dia. Isso porque a laparoscopia é um procedimento comum realizado e notícias de complicações graves são consideradas raras.

Quando estiver em casa, é indicado que a paciente mantenha o corte limpo e seco e serão passadas para ela instruções sobre como tomar banho. Quaisquer pontos ou grampos cirúrgicos serão retirados em uma consulta de acompanhamento. Se forem usadas fitas adesivas, elas devem ser mantidas secas. Eles geralmente caem em alguns dias.

É muito importante não ingerir bebidas carbonatadas por 1 ou 2 dias após o procedimento, fato que essas bebidas podem perturbar o estômago. Aliás, a mulher também pode ser instruída a limitar sua atividade física por alguns dias.

Você sabia que todos esses benefícios você consegue apenas em uma clínica confiável com especialistas neste campo? 

Sim! Na Clínica Vilara você estará nas mãos de especialistas em fertilidade que estão nesta área há vários anos. Para mais informações ou conselhos sobre qual transferência seria mais adequada às suas necessidades, entre em contato conosco. Estamos sempre felizes em ajudar. Saiba mais sobre temas como laparoscopia ginecológica e fertilidade em nosso site e nas redes sociais: