Menstruação e fertilidade: qual a relação?
Entender o ciclo menstrual é uma questão importante para o planejamento de uma gravidez, bem como para evitar a gestação indesejada e até mesmo detectar indícios de problemas reprodutivos. Afinal, menstruação e fertilidade estão intimamente ligadas.
O que se sabe pelo senso comum é que o organismo feminino funciona de forma cíclica e é normal que a menstruação venha uma vez ao mês. Se houver atrasos, logo aparece a suspeita de gravidez.
No entanto, muitas pessoas não entendem o porquê desses fatores, já que não possuem conhecimento sobre as etapas do ciclo. Pois bem, o ciclo menstrual é regido por hormônios que desencadeiam uma série de ações, preparando o corpo para uma possível gestação.
Esse é o tema de que trataremos neste artigo. Se você quer saber o que é a menstruação e qual a sua relação com a fertilidade, continue acompanhando!
O que é menstruação?
A menstruação é caracterizada pelo sangramento vaginal habitual, que acontece em determinada fase do ciclo menstrual da mulher. Também é conhecida como período menstrual e costuma durar de 3 a 7 dias.
O sangue da menstruação resulta da descamação do endométrio, isto é, o revestimento interno do útero. Para você entender esse processo, é preciso compreender o que ocorre com o endométrio ao longo do ciclo.
Veja só, uma das etapas do ciclo menstrual é o espessamento do endométrio. Em outras palavras, diante da preparação do corpo para uma possível gestação, o tecido endometrial aumenta sua espessura para receber o embrião.
Caso a fecundação não aconteça, o revestimento começa a descamar, eliminando suas células. E por ser um tecido altamente vascularizado, os vasos se rompem e, assim, ocorre o sangramento vaginal.
Qual a relação da menstruação com a fertilidade?
Agora que te contextualizamos sobre o que provoca a menstruação, você já pode entender qual é a relação existente entre menstruação e fertilidade. Para isso, devemos compreender quais são as fases do ciclo feminino e o que acontece em cada uma delas.
Fase folicular
Tem início no primeiro dia da menstruação e dura cerca de 12 dias. Nesta etapa, por ação dos hormônios estimulantes dos ovários, como o folículo-estimulante (FSH) e o luteinizante (LH), os folículos começam a se desenvolver até que um deles evolua mais que os outros. Os folículos são estruturas que abrigam os óvulos, e o folículo dominante passa a liberar estrógeno nesta etapa.
Fase Ovulatória
Com a maturação do folículo dominante e a liberação do óvulo, este é o momento em que a fecundação pode acontecer. O óvulo disponível vai em direção às trompas de falópio, ou tubas uterinas, para que ali se encontre com o espermatozoide.
Importante ressaltar que o período fértil começa de 5 a 6 dias antes da ovulação e, ao ovular, considera-se que a mulher está no auge da fertilidade durante aquele ciclo. Portanto, é aqui que as tentativas de concepção devem acontecer.
Fase Lútea
Após a ovulação, o folículo dominante se transforma em corpo lúteo, responsável por produzir a progesterona. Essa é a fase em que o endométrio se prepara para a implantação do embrião formado, pois o hormônio (progesterona) é o responsável pelo espessamento endometrial.
A menstruação ocorre, portanto, quando não há um embrião a se instalar no útero. E assim inicia-se um novo ciclo menstrual.
Nesse sentido, não há dúvidas de que a fertilidade feminina depende do funcionamento adequado do seu aparelho reprodutor. O equilíbrio hormonal é um fator decisivo para que a ovulação ocorra de modo a possibilitar a fecundação.
Além disso, ao conhecer as fases do ciclo, fica mais fácil identificar o período fértil e, assim, saber qual é o melhor momento para tentar a gravidez. Os ciclos menstruais normais duram em média 28 dias e facilitam os cálculos; já os ciclos irregulares podem dificultar a identificação do período fértil.
Como o ciclo menstrual pode interferir na fertilidade?
A fertilidade feminina pode ser afetada por diversos fatores, entre eles, anormalidades menstruais.
Ciclos irregulares são aqueles que duram mais ou menos tempo que o comum e podem sugerir que a mulher possui problemas de ovulação. As disfunções podem ocorrer na etapa de desenvolvimento dos óvulos, bem como no seu amadurecimento ou na sua ruptura.
Com isso, a falta de ovulação pode se fazer presente, levando a mulher a um quadro de infertilidade. As causas para a anovulação podem ser associadas a doenças femininas, sendo a principal delas a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).
A SOP acontece por uma irregularidade hormonal, caracterizada pela elevada produção de testosterona no organismo feminino e pela presença de cistos nos ovários. Esse distúrbio endócrino compromete o ciclo menstrual e, consequentemente, a fertilidade feminina.
Outro problema que afeta tanto a menstruação quanto a fertilidade é a endometriose, quando o endométrio cresce para fora do útero. A condição, além de dificultar ou impedir a chegada do espermatozoide ao óvulo, provoca alterações menstruais. O ciclo tende a ficar irregular, acompanhado de dores menstruais e fluxo intenso.
Logo, as chances de engravidar costumam ser menores em mulheres que apresentam tais problemas.
O ciclo menstrual irregular pode ser sinal de infertilidade?
Como você pôde ver anteriormente, o processo hormonal equilibrado é o guia para que a menstruação ocorra da maneira correta. Se houver disfunção em alguma das etapas, todo o ciclo fica comprometido, dificultando a ovulação.
Pode ser que a mulher tenha o ciclo irregular porque não ocorreu a fase ovulatória, seja por problemas no amadurecimento ou na liberação do oócito. Nesse caso, quando acontece a anovulação, não há como a fecundação se concretizar.
Mas, de modo geral, a irregularidade menstrual por si só não significa que a mulher é infértil. Afinal, o período fértil pode acontecer mesmo em ciclos irregulares, ainda que seja mais difícil identificá-lo.
O mais importante é investigar a saúde reprodutiva e o estado do sistema endócrino para saber se a infertilidade é decorrente da menstruação irregular ou de outros fatores. Se necessário for, a mulher ou o casal podem recorrer a tratamentos de reprodução assistida, com a Fertilização in Vitro (FIV).
Neste artigo, você aprendeu sobre menstruação e fertilidade. Para mais conteúdos informativos e novidades, faça uma visita ao nosso site e siga-nos nas redes sociais.