Varicocele e a infertilidade masculina: qual a relação?
Você já ouviu falar em varicocele? Essa é uma doença que acomete o órgão reprodutor masculino, mais especificamente as veias testiculares. Nem sempre o problema irá desencadear sintomas, por isso, a observação e as consultas de rotina com urologista são essenciais.
Mas, quando os sinais aparecem, a condição deve ser tratada para minimizar os desconfortos. Além disso, quando o homem apresenta infertilidade, uma das possíveis causas é a varicocele.
E, afinal, qual é a relação entre a doença e a dificuldade de ter filhos? Leia este artigo que preparamos para você e entenda!
O que é varicocele?
A varicocele caracteriza-se pela presença de varizes na bolsa escrotal, isto é, a dilatação anormal das veias testiculares. O problema costuma atingir somente o lado esquerdo, mas também pode ser bilateral, quando acomete os dois lados.
Tal condição acontece por falhas no fluxo sanguíneo devido à má formação das válvulas venosas ou à ausência destas. Desse modo, ocorre um refluxo que faz com que o sangue retorne à bolsa escrotal e provoque dilatação das veias.
O acúmulo de sangue na região do escroto é notado, frequentemente, após a prática de atividades físicas ou depois de um longo período de pé. É comum que o problema apareça ainda na adolescência e dificilmente na infância.
Importante lembrar que se trata de uma condição progressiva, ou seja, a doença evolui com o passar dos anos. Conforme já mencionamos, a varicocele pode ser assintomática ou apresentar sinais como:
- Inchaço ou presença de caroço;
- Sensação de peso nos testículos;
- Dor e desconforto na região;
- Dor que melhora ao deitar de barriga para cima.
Lembre-se que consultar o urologista é fundamental! O diagnóstico pode ser dado por um exame físico ou, se necessário, pela realização de exames de imagem para confirmar o quadro, como ultrassonografia ou ecografia testicular.
Qual relação entre a infertilidade masculina e varicocele?
A varicocele é apontada como uma das causas da infertilidade masculina, mas qual é a verdadeira relação entre esses dois fatores?
Bom, as veias dos testículos fazem parte do cordão espermático, um componente do aparelho reprodutor masculino. Essa estrutura é responsável pela condução dos espermatozoides através do ducto deferente.
Portanto, quando há acúmulo de sangue nessa região, a produção de espermatozoides fica comprometida. Além disso, a qualidade dos gametas masculinos também pode ser afetada pela situação de dilatação das veias e aumento da temperatura local.
Isso porque as veias em condições adequadas desempenham o papel de resfriamento do sangue que vem pela artéria testicular. Sendo assim, a capacidade reprodutiva masculina tende a ser reduzida devido à presença de varicocele.
Mas isso não é uma regra absoluta, pois nem sempre haverá infertilidade no homem em decorrência da condição. É necessário passar por testes para saber o impacto da doença na capacidade reprodutiva do paciente.
A qualidade dos espermatozoides, assim como outros parâmetros importantes para a fertilidade masculina, pode ser analisada por meio do exame de espermograma.
Quem tem varicocele pode ter filhos? Qual o tratamento?
Sim, é possível ter filhos mesmo tendo varicocele. Embora a doença possa afetar o potencial fértil masculino, sobretudo se estiver em estágio avançado, há recursos para superar a situação e auxiliar na reprodução.
A forma de tratar a varicocele é por meio de cirurgias. Atualmente, são 3 opções de tratamento:
- Cirurgia aberta: a cirurgia mais clássica para tratar o problema consiste em um corte na região de virilha, através do qual o médico observa a veia dilatada e utiliza fios cirúrgicos para fechá-la e direcionar a passagem de sangue para as veias saudáveis;
- Laparoscopia: semelhante à anterior, na laparoscopia o especialista realiza pequenos cortes na região do abdômen para inserir tubos finos que promovem a reparação do problema;
- Embolização percutânea: menos comum que as duas primeiras opções, para efetuar esta técnica o médico deve inserir um tubo através de uma veia na virilha até chegar ao local da varicocele. Então, é liberado um líquido que promove o fechamento da veia dilatada.
As cirurgias são recomendadas quando há manifestação de sintomas, a fim de reduzir os desconfortos e promover qualidade de vida. Além disso, homens que possuem varicocele e desejam ter filhos podem recorrer às técnicas de reprodução assistida.
O método ideal será definido pelo especialista em reprodução humana após análise dos resultados do espermograma. Entre as opções, temos o coito programado e a inseminação artificial, sendo mais simples, além da fertilização in vitro, de maior complexidade.
A varicocele não é considerada uma doença grave, no entanto, é fundamental obter o diagnóstico para determinar os procedimentos necessários, seja para conter o problema, seja para possibilitar que o paciente tenha filhos.
O que você achou deste conteúdo? Em nosso site e no nosso blog temos mais informações sobre reprodução humana. Acesse e confira! Encontre-nos também nas redes sociais: