Como se preparar para a gravidez após o tratamento de reprodução assistida?
Você realizou um tratamento de reprodução assistida e recebeu a notícia de que está grávida? Parabéns! Você está prestes a viver uma das experiências mais incríveis da sua vida. Mas você sabe como se preparar para a gravidez após o tratamento de reprodução assistida? Você sabe quais são os cuidados especiais que você deve ter nessa fase tão importante?
Neste post, vamos dar algumas dicas de como se preparar para a gravidez após o tratamento de reprodução assistida, quais são os exames que você deve fazer, como se alimentar, como se exercitar e como lidar com as emoções. Confira!
Por que a gravidez após o tratamento de reprodução assistida é diferente?
A gravidez após o tratamento de reprodução assistida é diferente da gravidez natural por vários motivos. Alguns deles são:
- A gravidez após o tratamento de reprodução assistida é considerada uma gravidez normal, apenas com alguns cuidados especiais, provocados pelo tratamento, tais como o uso de medicamentos no início da gestação.
- Dependendo da idade da gestante, geralmente idade superior a 40 anos, pode haver maior chance de complicações, como aborto espontâneo, sangramento, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, parto prematuro.
- A gravidez após os 40 anos envolve um acompanhamento médico mais frequente e rigoroso, com exames específicos para monitorar a saúde da mãe e do bebê, como ultrassonografia, dopplerfluxometria, cardiotocografia e , até mesmo, a amniocentese.
- A gravidez após o tratamento de reprodução assistida pode gerar mais ansiedade e medo na mãe, que pode ter dificuldade para acreditar que está grávida, para se conectar com o bebê ou para lidar com as expectativas e as cobranças da família e da sociedade.
- A gravidez após o tratamento de reprodução assistida pode exigir mais cuidados com a alimentação, a hidratação, o repouso e a atividade física da mãe, que deve seguir as orientações do médico e evitar excessos ou restrições que possam prejudicar a sua saúde ou a do bebê.
Como se preparar para a gravidez após o tratamento de reprodução assistida?
Para se preparar para a gravidez após o tratamento de reprodução assistida, é importante seguir algumas recomendações, como:
- Fazer um pré-natal adequado, seguindo as consultas e os exames indicados pelo médico, tirando todas as dúvidas e informando qualquer alteração ou sintoma que possa surgir.
- Manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê, como ácido fólico, ferro, cálcio e proteínas. Evitar alimentos crus, gordurosos, condimentados ou contaminados. Beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas ou cafeinadas.
- Praticar atividade física moderada, com orientação do médico e do educador físico. Evitar exercícios de alto impacto, que causem dor ou desconforto. Preferir atividades como caminhada, natação, hidroginástica ou ioga.
- Cuidar da saúde mental e emocional, buscando apoio psicológico se necessário. Expressar os sentimentos, compartilhar as experiências, participar de grupos de apoio ou terapia. Evitar situações estressantes ou conflituosas. Fazer atividades relaxantes, como meditação, música ou leitura.
- Preparar-se para o parto e para a chegada do bebê, fazendo cursos de gestante, lendo livros ou artigos sobre o assunto, conversando com outras mães ou profissionais da área. Providenciar o enxoval, o quarto, a documentação e tudo o que for necessário para receber o bebê com amor e segurança.
Você gostou deste artigo? Então, siga a Clínica Vilara nas redes sociais para acompanhar novos conteúdos do blog. Até a próxima!