Indutores de ovulação: como funcionam e quais os cuidados que eu devo tomar?

Postado na categoria Diversas em e atualizado em 15/07/2022

Pessoas com dificuldade para engravidar normalmente procuram ajuda médica e iniciam um tratamento. A escolha do método adequado depende do diagnóstico do casal, mas em todas as técnicas, desde as mais simples às mais complexas, são utilizados indutores de ovulação.

Neste artigo, você entenderá o que são, como funcionam, os efeitos e cuidados relacionados aos indutores ovulatórios. Prossiga a leitura!

O que é a indução de ovulação?

A indução de ovulação é um processo realizado com medicamentos (os indutores), cuja finalidade é estimular os ovários a produzirem um ou mais folículos no ciclo. Caso não saiba, os folículos são estruturas que abrigam os óvulos, e geralmente apenas um folículo dominante libera o gameta a ser fecundado a cada ciclo menstrual.

O procedimento é realizado em mulheres submetidas a tratamentos de fertilidade, sobretudo aquelas que apresentam anovulação ou ovulação irregular. A maioria dos casos tem relação com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Com a indução ovulatória, as chances de obter a gravidez aumentam.

Como o indutor de ovulação funciona?

Os indutores de ovulação atuam na produção de dois hormônios importantes para o processo ovulatório:

  • Hormônio Folículo Estimulante (FSH): estimula o desenvolvimento dos folículos;
  • Hormônio Luteinizante (LH): atua na maturação e liberação dos óvulos.

Os medicamentos, portanto, estimulam a maior produção de FSH e LH por meio da hipófise, a glândula responsável por produzir tais hormônios. É assim que os indutores estimulam a ovulação.

Quais os tipos de indutor de ovulação?

Há dois tipos de indutores de ovulação. Entenda a seguir!

Via oral

Os medicamentos orais possuem como base o Citrato de Clomifeno e são utilizados para casos mais simples. Um exemplo é o Coito Programado, método de fertilidade em que se identifica as fases do ciclo da paciente para que a relação sexual do casal seja feita em datas mais propícias para a fecundação.

Via injetável

Os injetáveis são medicamentos à base de hormônios (HCG, FSH, LH) e possuem efeito direto nos folículos. Costumam ser utilizados em técnicas mais complexas, como a Fertilização in Vitro e a Inseminação Intrauterina, aumentando as chances de sucesso do tratamento.

Quais são os efeitos do indutor de ovulação?

Embora os indutores orais sejam comercializados em farmácias mediante receita médica, é de fundamental importância ingeri-los somente com prescrição e acompanhamento do especialista. Afinal, os medicamentos têm efeitos colaterais e podem prejudicar a saúde da mulher se utilizados indiscriminadamente.

Estes são os possíveis efeitos:

  • Dores de cabeça, náuseas e ondas de calor;
  • Inchaço nos ovários;
  • Dor abdominal e nos seios;
  • Ganho de peso;
  • Depressão;
  • Alterações de humor e irritabilidade.

Os medicamentos injetáveis raramente provocam algum sintoma.

Quais são os cuidados para usar indutor de ovulação?

Além dos efeitos mencionados, há alguns riscos relacionados ao uso de indutores. Um deles é a possibilidade de gravidez múltipla, que pode levar a complicações gestacionais sérias, tais como prematuridade e diabete gestacional, entre outras.

A Síndrome da Hiperestimulação Ovariana também é um fator de risco, isto é, quando há produção excessiva de folículos. Nesse caso, pode haver distensão abdominal e dores, podendo evoluir para um quadro de trombose.

Portanto, os indutores de ovulação só podem ser consumidos sob orientação médica.

Gostou deste conteúdo? Para mais informações sobre saúde reprodutiva e tratamentos de fertilidade, acesse nosso site e siga-nos nas redes sociais!

Facebook
Instagram
Blog