O primeiro bebê de proveta no Brasil
O primeiro bebê de proveta no Brasil No dia 07 de outubro de 1984, nasceu Anna Paula Caldeira, primeira criança gerada a partir da técnica de fertilização in vitro no Brasil. O procedimento, até então em fase experimental, marcou o início de uma nova fase no tratamento de infertilidade, ampliando os horizontes dos casais que não conseguem engravidar.
Após 13 anos de intensas pesquisas, o médico paulista Milton Nakamura, juntamente com sua equipe, comemoraram o sucesso o nascimento de uma criança saudável. A partir de então, houve avanços significativos das técnicas de reprodução, como a maneira em que são realizadas as coletas e as condições de armazenamento dos embriões. Hoje, o campo de medicina reprodutiva prospera e a tecnologia que vem sendo utilizada favorece substancialmente o sucesso nos tratamentos de reprodução assistida.
A mãe Ilza Caldeira, na época, desejava aumentar a prole. Mesmo com cinco filhos, queria ter um bebê com o marido do segundo casamento. Porém, não tinha trompas devido a uma peritonite. Com 36 anos, aceitou fazer parte do teste do método da fertilização in vitro.
A gravidez prosseguiu sem problemas. O parto foi cesariana, num hospital em São José dos Pinhais, Paraná.